Arquivo

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

O Capital

O problema do capitalismo nem é o sistema, são os dementes e egoístas que o regem. Se as mesmas pessoas estivessem orquestrando um sistema de esquerda, daria merda também, é só uma ferramenta diferente na mão de quem busca a mesma coisa, poder e privilégios a qualquer custo.

O capitalismo é muito lindo no papel: 1) empresas que criam boas experiências para seu consumidor vendem mais e podem dividir esse lucro onde funcionários que trabalham melhor por serem incluídos no resultado do seu trabalho.

Mas depende de premissas que estamos bem longe:

2) desde que os consumidores sejam conscientes para pagar pelas coisas sendo feitas do jeito certo e não pensem só em si buscando cegamente o que é mais barato ou conveniente (consumir é ato político)

3) desde que os consumidores tenham condições mínimas de escolher (não existe capitalismo sem liberdade, não existe liberdade onde você não possui escolha simplesmente porque não tem condições de pagar).

Ou seja, funciona bem em países ricos. Em países com desigualdade, é uma boa ferramenta que corta principalmente para o lado do oprimido. Talvez seja a maior merda de todas, mas cada vez mais acho que capitalismo é um modelo final, mas que depende de um modelo de estado forte para levar até lá. Não vamos chegar nesse mundo imaginário do capitalismo-das-liberdades se cada um for pra onde quer e cada grupo olhar pra dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário