Arquivo

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Ciência, do latim Conhecimento

Pensando sobre se seria prudente continuar mantendo uma postura "científica", principalmente quando existe estranheza das pessoas ao perceberem alguém apaixonado por ciência rondando o ramo da administração e dando pitacos? Talvez muitos, até mesmo da área científica ou administrativa, não entendam bem a conexão e logo tendem a fazer más interpretações.

O que me levou inevitavelmente a pensar sobre como alguns dos meus amigos estão perdidos tentando entender o que diabos eu ando fazendo como bioquímico (rs) estudando inovação.

Bem, analisando conceitos "recentemente" incorporados na administração e de maior sucesso, facilmente podemos perceber um "súbito" interesse por capital intelectual. Afinal, estamos na era do conhecimento.

Apesar de que ambas as duas afirmações passadas são tidas como senso comum, muitos esquecem do real significado da palavra ciência. Ciência é a arte de se obter conhecimento (do latim scientia) utilizando-se de qualquer prática sistemática (fundamentalmente do método científico). 

As pessoas parecem esquecer que a ciência é uma ferramenta e não um modo de usá-la. Ciência, na verdade é um conceito absoluto que vive independente de um método ou prática certa.

É um jeito de olhar o mundo e obter respostas!

Alguns acreditam que existe no empreendedorismo uma maneira de mudar o mundo. Concordo e não pude deixar de me aproximar dessa vertente. Entretanto ainda acredito que existe na ciência uma maneira mais rápida e, ou, mais eficaz de se mudar o mundo. 

"É desencorajador ser um cientista/inventor que, depois de muito esforço e tempo investidos, desenvolve algo que potencialmente beneficiaria a humanidade, mas que não é aproveitado de fato.
Outro cenário terrível seria ver sua contribuição sendo aproveitada de alguma forma, mas não receber em troca o reconhecimento e a remuneração justos a essa contribuição.
A Ciência deveria ser uma via de duas mãos: o cientista ajuda a melhorar o conhecimento e a qualidade de vida da humanidade, e em troca a humanidade reconhece e remunera adequadamente o trabalho do cientista."
- Retirado da Comunidade Cientistas Empreendedores do Orkut

Entretanto a falta de diálogo comumente impede que isso seja realidade.

Então vamos lá, não abandonar o barco, mas reformá-lo...
(;

Nenhum comentário:

Postar um comentário