Arquivo

quarta-feira, 11 de março de 2015

Obsolescência programada e Human quasispecies

Grande erro daqueles que encaram a obsolescência programa como uma invenção humana. Na verdade, se existe uma coisa que o homem tem feito é invertido o caráter obsoleto da vida e da matéria.

Cada vez mais inserimos nos objetos características de obsolescência programa e cada vez mais retiramos essa característica da vida.

Diversas empresas querem expandir o lifespan do indivíduo humano. E não é que a obsolescência pode ter sido uma grande estratégia da natureza em consolidar que com ciclos curtos os indivíduos possuem cada vez mais capacidades de diversificação e adaptabilidade de estratégias frente ao ambiente e as seleções naturais (das pressões mais sofisticadas às mais simples).

Fica um pensamento: ao contrário de todo o fluxo do pensamento convencional, pode ser que através da "cura da morte" e da igualdade entre todos, a humanidade elimine uma das duas estratégias mais poderosas da vida - quando pensada como um processo perpétuo de bilhões de anos - a obsolescência programada (1) e a diversidade (2).

(1) http://muse.jhu.edu/journals/perspectives_in_biology_and_medicine/summary/v029/29.2.beutler.html
(2) http://en.wikipedia.org/wiki/Viral_quasispecies

Nenhum comentário:

Postar um comentário