1 - Você não precisa criar nada novo para abrir um negócio inovador.
Criar algo novo é como descobrir um ser vivo para estudá-lo durante seu doutorado em genômica - você provavelmente irá publicar uma grande tese assim, mas existem muitos seres vivos já conhecidos para se estudar e gerar conhecimento de alto impacto acadêmico. Existem muitas linhas de pesquisa consolidadas para se propor estudos de alta relevância e uma nova linha de pesquisa, por mais que atraia muita atenção, irá carecer de certas referências analíticas e metodologias próprias em um primeiro tempo.
É comum pensar que para um modelo de negócios ser inovador e oferecer um produto ou serviço com diferencial de mercado você precise criar algo sem concorrentes e que ninguém tenha pensado. Entretanto, na grande maioria dos casos o segredo está na execução e não na ideia. Ou seja, o mais importante é a maneira como você oferece algo, mesmo que seja basicamente o mesmo serviço ou produto de um concorrente, mas através de uma experiência totalmente nova. É o caso dos aplicativos de táxis e pontos de táxis, do e-commerce de calçados e das lojas de shopping. A inovação é tão grande que os concorrentes que não se adaptaram, simplesmente começaram a quebrar. E no fim o tênis e o carro são os mesmos.
A construção de qualquer negócio demanda um processo de muitas etapas para se chegar da concepção da ideia à sua materialização. Em cada passo desse processo - insumos, fabricação, operação, venda, pós-venda, dentre outros - é possível gerar uma inovação de grande impacto para o mercado. A ideia é a apenas uma das pontas! O diferencial do negócio pode vir de qualquer elo dessa corrente.
2 - Empreender não é sobre ter as melhores ideias, mas executar boas ideias das melhores formas.
Ter grandes ideias na academia científica nunca foi o suficiente para alcançar descobertas relevantes. Também sabemos que não existe nenhum momento "Eureka!" que antecede aquela grande descoberta, mas sim um trabalho de muito tempo de um grupo de pesquisa de excelência que vem demonstrado progresso considerável, liderado por grandes pesquisadores com visão diferenciada e muito conhecimento do tema. Nenhum prêmio Nobel foi concedido para pessoas sem um histórico expressivo de realizações na área.
Não existe nenhuma ideia de um milhão! Para se construir um negócio de sucesso é preciso boa performance durante todo o processo onde a ideia é apenas o primeiro passo. A execução de uma ideia da maneira como foi pensada inicialmente é impossível. Afinal, se você estiver criando algo inovador não terá exemplos de como funcionarão todas as partes do seu negócio. Alguma questão dele serão novidade para o mercado e você só irá descobrir a real reação do seu consumidor na prática, já que é a primeira vez que ele irá se deparar com aquela nova oferta ou conformação. Toda a interação com o consumidor se transforma, então, na principal fonte de informação que pode subsidiar o desenvolvimento do negócio.
Para negócios muito inovadores, o mais importante sempre será o processo de aprendizagem. A adaptação do seu produto ao mercado, encontrando o modelo ideal de oferecer uma nova solução, pode ser complexo e demandar muitas respostas. Logo, é importante construir experimentos baratos e rápidos, que lhe façam aprender com o menor gasto inicial de recursos, até que haja validação das hipóteses iniciais.
3 - Realize benchmarking antes, durante e depois de definir como será o seu negócio.
Benchmarking é como fazer revisões bibliográficas de seu temas de estudos. É importante realizar uma busca periódica e manter uma análise atualizada sobre cada hipótese científica em questão. Além de conter dados que servirão de referência para o seu estudo, uma boa revisão bibliográfica pode revelar grandes insights, até mesmo para descobrir qual será a sua própria hipótese dentre algumas linhas de pesquisa de interesse ou como será o seu delineamento experimental. Sem uma revisão bibliográfica você também corre o risco de fazer toda uma pesquisa e descobrir que já havia sido publicada, ou perder a chance de utilizar uma nova metodologia que pouparia meses na bancada.
Já em negócios, benchmarking é um processo contínuo de busca de melhores práticas entre diferentes empresas, sejam concorrentes ou até de outros setores. Nesse processo, são identificados e analisados negócios que sejam reconhecidos pela sua excelência em determinado atributo, de modo a compreender como eles funcionam e como oferecem a experiência que lhes dão o crédito desses marcos de excelência identificados. Esse estudo pode lhe ajudar a pensar como será o seu modelo de negócio e até mesmo como e qual produto ou serviço oferecer; desde que selecionado um mercado para atuação e identificação de oportunidades de melhoria.
É fundamental para a manutenção do seu negócio estar atualizado sobre como outras empresas estão oferecendo experiências compatíveis, e que concorra com o tempo e o dinheiro de seus clientes. Assim é possível antecipar movimentações e estar sempre na frente deles, oferecendo uma experiência mais agradável e aprendendo com o próprio mercado pontos de melhoria ainda não identificados por você.
4 - Demonstre ter conhecimento de quem são os seus concorrentes e o que você faz de especial em relação à eles.
Esconder os seus concorrentes é como fazer uma revisão bibliográfica e não falar de um grupo de pesquisa que compete com o seu grupo pelas principais descobertas na área. É sempre muito satisfatório ter grandes trabalhos de sua própria autoria ou de seus colegas para citar em uma sua introdução, mas é preciso reconhecer e saber trabalhar com a informação que foi disponibilizada por outros grupos de pesquisas.
Hoje estamos em um contexto de hiperconexão e dificilmente conseguimos esconder algo das pessoas que estão interessadas em nosso negócio. Nós mesmos, como consumidores, vivemos cercados de opções e são diversas as ferramentas que surgem para nos auxiliar. Possíveis investidores do seu negócio, irão passar meses analisando as empresas do ramo antes de fazer algum aporte significativo. Esconder quem são os seus concorrentes é negar ajuda para essas pessoas no momento em que ainda estão em dúvida sobre quem escolher.
Tente se colocar no lugar das pessoas de interesse do seu negócio, como possíveis clientes e investidores. Descubra quais as ansiedades de cada grupo e o que estão buscando quando preferem você ou o seu concorrente. Valorize as características que lhe diferenciam e trabalhe eliminando a diferença naquelas que fazem as pessoas optarem pelos seus concorrentes.
5 - Após criar algo novo, é preciso que você mesmo faça a gestão dessa mudança.
O sonho de muitos pesquisadores frequentemente inclui a aquisição de algum novo equipamento recém lançado para realizar novos e mais eficientes protocolos. Apesar de que essas ferramentas podem fazer diferença para um grupo ou instituto de pesquisa inteiro, a falta ou restrição de acesso nem sempre é limitante para a realização de uma pesquisa. Um exemplo é que existirem vários sistemas de extração de DNA automatizada ou kits nacionais e importados que eliminam várias etapas dos processos de extração padrão, mas pesquisadores frequentemente recorrem ao bom e velho fenol-clorofórmio por diferentes motivos. Apesar dessa condição poder restringir algumas possibilidades, ainda existe muito a ser trabalhado com ferramentas simples. E o mercado também é assim.
Independente do problema a ser abordado por um negócio, é preciso primeiro entender o que as pessoas já estão fazendo sobre isso e como elas vem lidado com a situação até então. Se elas não estão fazendo nada sobre isso, provavelmente o problema pouco impacta na vida delas. Mas se elas já estão em movimento, é preciso usar a própria inercia a seu favor! A gestão dessa mudança deve ser feita de forma que os ganhos ultrapassem os custos, considerando qualquer aprendizado e saída da zona de conforto. É preciso pensar em todo o processo de transição do seu cliente: o que ele irá precisar e como irá fazer para passar do estágio no qual ele estava, para esse novo estágio?
Aqui, qualquer nova atividade ou alteração na rotina do seu cliente deve ser considerado como deturpador do status quo e, logo, um custo. Quanto maior a ruptura com o atual causada pela sua inovação, maior será o trabalho durante essa transição. Para questões muito disruptivas é preciso pensar em estágios, transitando as pessoas de degrau em degrau rumo a mudança em questão.
6 - Fale sobre o seu projeto ou ideia com outras pessoas abertamente, o "pulo do gato" está na execução.
Publicar o seu trabalho em periódicos ou participar de uma palestra ou exposição em um evento é sempre uma chance de aprender e compartilhar. Quando vamos a um congresso científico fazer uma apresentação oral ou expor um poster, ao mesmo tempo que compartilhamos perguntas e respostas sobre nosso trabalho, abrimos o canal para uma troca onde parte das pessoas nos apresentarão opiniões e informações adicionais. Quando publicamos os trabalhos de nosso grupo de pesquisa, abrimos a possibilidade de outros grupos utilizarem nosso trabalho como peças das teses que estão desenvolvendo, ao mesmo tempo que nossas próprias teses poderão se inspirar nos resultados desses outros grupos. Apesar do sigilo necessário antes de termos resultados publicados ou protegidos, não existe pesquisa feita de forma solitária. Minimamente, é preciso compartilhá-la com seus orientadores, co-orientadores, colegas de laboratório e outros professores e pesquisadores que podem lhe ajudar adaptar um protocolo ou resolver algum problema de precipitação de sua enzima.
É preciso compreender quais informações de seu negócio são confidenciais, mas uma dica é que elas raramente terão relação com a sua ideia e os problemas para executá-la - e sim, muito provavelmente, estarão relacionadas aos aprendizados obtidos nessa busca! Compartilhe seus problemas nas rede que tiver acesso e que podem lhe auxiliar em questões específicas. Nesse processo você poderá conhecer mentores e até futuros sócios que completarão o quadro de competências e conhecimentos necessários para construir seu negócio com sucesso.
Sempre participe de desafios, concursos e outras oportunidades de colocar a sua ideia à prova e obter feedback, mas lembre-se: o principal está na execução e nos aprendizados com o consumidor!
7- Não busque investimento para ideias, busque investimento para pessoas com poder de executá-las.
Para a construção de um novo laboratório ou instituto de pesquisa sempre é necessário um investimento considerável de recursos. Mesmo uma universidade de prestígio raramente tem acesso a capital suficiente para construir e equipar toda a sua estrutura como gostaria. Muitos projetos nunca saem do papel e muitas possibilidades são atingidas por restrições orçamentárias. Mas dos projetos que são aprovados com sucesso em editais de fomento ou priorizados nos orçamentos das instituições responsáveis, uma coisa é certa: o mérito nunca está apenas nas oportunidades que serão geradas com esse investimento, mas sim sobre quem são as pessoas por trás do projeto e porque são os melhores pesquisadores para receber e gerenciar esse recurso.
Investidores não investem em ideias, investem em pessoas. É sempre importante demonstrar a capacidade de gerar impacto de uma ideia ou projeto, mas isso apenas irá lhe fazer passar pelo primeiro portão de uma avaliação qualquer. O que realmente diferencia um bom projeto qualquer de um projeto bom para investimento são as pessoas que estão por trás dele e a confiança de que mesmo algumas hipóteses não sendo validadas na prática, a equipe será capaz de gerar aprendizado e modular sua estratégia de maneira a gerar bons resultados no mercado.
Para um bom plano de investimento é preciso demonstrar como a equipe por trás do projeto está pronta para executar e corrigir possíveis falhas na execução de forma eficiente, sabendo administrar o investimento e garantindo que ele seja suficiente para atingir os resultados, considerando o percurso que levará o negócio até lá.
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